PENSANDO A ESCOLA


HISTÓRICO DA ESCOLA

    A Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Jorge Alberto  foi fundada em 03 de novembro de 1950 e recebeu este nome para homenagear o senhor Feliciano Jorge Alberto, pessoa importante na comunidade e pai do senhor João Jorge Alberto que doou o terreno para a construção da antiga escola que se localizava onde hoje é o atual correio deste município. Também foi doador de um terreno de área maior para a construção do Grupo Escolar Rural, que é, atualmente, a nossa escola, com a atual denominação.O primeiro diretor desta escola foi o professor Ovídio Germano Pias Rocha.
    Nossa escola funciona nos três turnos, oferecendo, atualmente, o Ensino Fundamental de 8 e de 9 anos, a Educação de Jovens e Adultos - EJA - Ensino Fundamental, Ensino Médio (regular) e o Curso Técnico em Contabilidade - Área Gestão.
   Quanto à estrutura física, a escola possui 13salas de aula, 01 Laboratório de Informática, 01 Laboratório de Informática para o Curso Técnico em Contabilidade, Laboratório de Ciências, Biblioteca, Cozinha, Refeitório, Sala de Professores, Ginásio de Esportes, Quadra não coberta, e salas da Secretaria, Direção e Coordenação Pedagógica.

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

   A escola defende um ensino de qualidade para todas as camadas sociais, pois considera o homem-cidadão, como sujeito ativo na educação.
   O conhecimento deve ser contínuo a estar ligado às experiências dos alunos e ultrapassar as pressões da ideologia dominante, resultante nas trocas entre o sujeito e o meio social, sendo o professor o mediador deste processo.
   A escola não segue uma única teoria de aprendizagem, trabalhando com a que mais se adapta à realidade apresentada.
   Como suporte teórico, fundamenta-se, principalmente nas teorias de Piaget, Vygotski e teóricos nacionais, como Paulo Freire, Demerval, Saviani, Guiomar, além de Augusto Cury, cujos estudos estão se aprofundando neste ano de 2011.

FILOSOFIA DA ESCOLA

    Desenvolver no educando o espírito construtivo, democrático, humanista dentro de uma educação libertadora, consciente, comprometida na formação de sujeitos críticos, responsáveis pela transformação social do meio em que atua respeitando os diferentes saberes da comunidade escolar.

OBJETIVO DA ESCOLA

   Proporcionar e oportunizar ao educando um ambiente escolar como espaço social, coletivo e democrático, capaz de formar sujeitos atuantes, responsáveis, críticos e transformadores dessa realidade, a fim de valorizar esse espaço e, com isso, o meio ambiente como continuidade de vida.

OBJETIVO DE CADA CURSO/MODALIDADE OFERTADA

Do Ensino Fundametnal:
  • Oportunizar ao educando a construção individual e coletiva de conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos que estimulem a criatividade, a curiosidade e a busca de um constante aprender a aprender, a partir da realidade do mesmo, de sua experiência e respeitando a sua diversidade cultural.
Do Ensino Médio:
  • Considerando o saber do educando, construir condições para o aprimoramento deste como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, oportunizando-lhe a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática na produção e acesso a novos saberes, possibilitando-lhe o prosseguimento dos estudos.
Do Curso Técnico em Contabilidade:
  • Qualificar e formar cidadão trabalhadores e autônomos que atendam às diversidades inerentes ao mundo do trabalho, oportunizando a construção de conhecimentos técnicos-científicos.
Da Educação de Jovens e Adultos:
  • Proporcionar aos alunos jovens e adultos, que não tiveram acesso à escola na idade escolar apropriada, a inclusão na comunidade escolar, viabilizando a permanência do trabalhador no seu local de trabalho e oportunizando-lhe a continuidade de estudos, inserindo-os no contexto social.
Quanto ao Planejamento:
      
        " Planejamento é o trabalho de levantamento de dados, organização de métodos, atividades e etapas, visando alcançar os objetivos propostos.
         Planjear ações na escola significa levantar quais são os recursos necessários ao que pretendemos, dividir tarefas, buscar ajuda, acrescentar sugestões apoiando os demais colegas e visando o bem do grupo. Além disso, organizar os passos dados e prever a duração aproximada das atividades a serem desenvolvidas, indicando os efeitos esperados e avaliando as estagnações e progressos.
         Levamos em consideração que a tarefa primordial da escola é a difusão dos conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais.
        Cabe a cada professor organizar e planejar as situações de ensino e aprendizagem em sala de aula e a escola fará  um planejamento anual com a participação de todos os professores. Neste planejamento anual, ficarão estabelecidos alguns dos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo". (Projeto Político Pedagógico da Escola, p.20-21)

Da Metodologia
       
        "A escola pretende partir sempre da realidade do aluno, observando diferenças econômicas, sociais, culturais e religiosas para que o mesmo sinta-se parte integrante da ação educativa, como sujeito de produção de conhecimento e participação social, ou seja, um verdadeiro cidadão crítico, reflexivo, humanista e democrático". (Projeto Político Pedagógico, p. 21)
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Da avaliação

       Trimestral; escala de notas de 0 a 100; Nota Mínima: 50 (após Exames Finais).

       Ao aluno é possibilitada Progressão Parcial de Estudos em até 2 disciplinas de 5ª série/6ºano do Ensino Fundamental de 8/9 anos e Ensino Médio e Estudos de Recuperação Prolongados na 3ª série do Ensino Médio.

(Dados retirados e/ou embasados no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Jorge Alberto em vigência)